Compartilhando conhecimento com o mundo

Com tecnologia do Blogger.

Pesquisa

Download

Blogger Tricks

Blogger Themes

Visitas

Assuntos

11/19/2013

Parametro NS_CACHE no Informix


Quando foi realizado o upgrade da versão do Informix 11.50 para a 11.70 um novo parâmetro veio junto com a nova versão chamado de NS_CACHE no arquivo de configuração onconfig
NS_CACHE host=900,service=900,user=900,group=900
No começou eu e um outro dba (fera em Informix) não achávamos que era importante pois era uma nova configuração de buffer mais depois de um tempo os usuários começaram a reclamar que a senha era alterada mais quando o usuário tentava acessar dava senha errada e só depois de um certo tempo (15 minutos) a nova senha era aceita, um outro dba que trabalhava notou que era este parâmetro que estava causando isso, o que ele faz este parâmetro, quando um usuário sai do sistema e volta em menos de 900 segundos (15 minutos) a busca da confirmação se a senha esta correta/errada vem do buffer e não do disco, como o usuário alterou a senha ela esta armazenada no disco e não no buffer, este parametro deveria vir desabilitado por padrão, e o usuário quiser usa ele. Para alterar este parâmetro dá para usar este comando;
onmode -wf NS_CACHE="host=0,service=0,user=0,group=0" 
onmode -wm NS_CACHE="host=0,service=0,user=0,group=0"
Lembrando que o wm altera na memória e o wf altera no arquivo onconfig. Cada um dos campos toma um valor inteiro igual ou superior a 0, lembrando que este valor é em segundos.

host = O serviço de resolução de nomes e endereços IP. Conforme a configuração do seu sistema (na maioria dos Unixes e Linux isto é definido em /etc/nsswitch.conf) pode ser resolvido pelo ficheiro /etc/hosts ou fazendo um pedido aos servidores de DNS.

service = Este é o mapeamento entre o nome de serviços e as portas de sistema, habitualmente feito através da leitura do ficheiro /etc/services. As únicas situações que me ocorrem em que isto é usado é quando arrancamos com um listener (seja no arranque do motor ou depois quando se usa o onmode -P), ou quando tentamos executar uma query distríbuida a outro motor, e usamos nomes no nosso INFORMIXSQLHOSTS em vez de números de portos. Mas pode estar a escapar-me alguma coisa, e haver outras.

user = Este é muito importante. Refere-se a toda a informação relativa aos utilizadores que o Informix obtém do sistema operativo e que é relevante para o Informix. A informação é guardada no /etc/passwd e /etc/shadow, ou gerida indirectamente em serviços externos como LDAP. Pode incluir:

- Home dir
- ID de utilizador
- ID de grupo
- Palavra passe
- Estado do utilizador (activo, inactivo).

group = Isto diz respeito à informação de grupos do sistema operativo. Normalmente feito por consulta ao ficheiro /etc/group.

O valor 0 (zero) desativado o cache. O servidor sempre recebe informações do sistema operacional.
Você pode definir um cache individual a 0 ou definir todos os caches de serviço de nome para 0: NS_CACHE 0.

Leia mais em - Clique Aqui

0 comentários:

Enviar um comentário