Compartilhando conhecimento com o mundo

Com tecnologia do Blogger.

Pesquisa

Download

Blogger Tricks

Blogger Themes

Visitas

Assuntos

11/24/2013

Horário de Verão - Informix


Desde que comecei a trabalhar com bancos de dados (Adabas mainframe e bancos relacionais como Informix e Oracle) uma das coisas que eu sempre checava as documentações de cada banco (ou acionava o suporte para tirar a duvida) era a mudanças no horário de verão. Este post tem como finalidade tornar-se um guia rápido de como configurar o ambiente operacional Linux em um banco de dados Informix para suportar o ajuste de horário no período do horário de verão (DST - Daylight Saving Time) para o Informix 11.70.

Vou dividir este post em três seções, a primeira sessão vai ser como configurar o sistema operacional para alternar para o novo horário de verão e a segunda sessão é a mais crítico (mais não complicada) que será no Informix e a terceira sessão é uma rápida ideia de como funciona a troca do horário de verão em outros bancos de dados.

Sistema Operacional

Não se esqueça de executar esses comandos como root, digitando su antes de começar, se estiver usando o CentOS, ou sudo antes de cada comando se estiver usando Ubuntu ou Linux Mint. No caso do Debian e do Fedora, não me lembro se já vem com senha de root ou com sudo definido.
#FAZENDO BACKUP DO ARQUIVO QUE DEFINE A HORA DO SISTEMA
cp /etc/localtime /etc/localtime_bkp
 
#COPIANDO ARQUIVO REFERENTE AO TIMEZONE DE SAO PAULO, COM HORARIO DE VERAO
cp /usr/share/zoneinfo/America/Sao_Paulo /etc/localtime
 
#ATUALIZANDO A HORA
ntpdate br.pool.ntp.org pool.ntp.org
Banco de Dados

Como esta mudança de horário ocorre a noite o dba tem que observar esses procedimentos;
0. Avise os analistas  para não deixar rodar nada deles no horário que o banco vai sair.
1. Se o update statistic roda neste horario mude ou não rode neste dia ela;
2. Se o backup passa das 00:00 horas mude ele de horário;
Tirando e voltando o banco no domingo dia da mudança da hora;
# Tirando o banco do ar;
onmode -ky
# Como o horário de verão (-1) depois de 15 minutos com o banco fora volto ele;
oninit -v
Observação

No banco de dados Informix não tem problema é com a mudança da hora, para sincronizar é só tirar e voltar que ele esta sincronizado o problema esta nas aplicações, neste caso os analistas tem que dizer se duas 23 horas (quando acaba o horário de verão) pode realmente comprometer a aplicação;

2 comentários:

  1. Amigo, porque maioria das vezes o DBA baixam o banco com o parâmetro (onmode -ky) ou inves de fazer de forma segura (onmode -ulcky) ?

    ResponderEliminar
  2. Uma vez fiz esta pergunta ao suporte do Informix, ele me disse que o parametro (onmode -ky) o banco sai mais rápido, vamos ver o que faz cada parametro do onmode para ver:

    ONMODE -ky

    -k Shutdown completely
    -y Do not require confirmation

    onmode -ulcky

    -u Shutdown and kill all attached sessions
    -l Force to next logical log
    -c Do checkpoint
    -k Shutdown completely
    -y Do not require confirmation

    Realmente o onmode-ulcky faz mais coisas internamente para o banco sair do ar (é mais seguro) mais dependendo de alguns fatores do banco como (tamanho, conexões, processos, quantidade de memoria) pode ocorrer dele demorar para sair. Hoje em dia com o hardware e a tecnologia que os bancos tem para não se corromper é bem mais segura. Tenho um colega DBA que ele me disse que em 1988 um simples procedimento no banco corrompeu o banco de dados, de alguma maneira o banco queimou o checkpoint, o suporte correu atrás para recuperar esta área deletada e consertou, hoje em dia este banco de dados que ele continua a trabalhar é bem tranquila, dificilmente dá problema;

    ResponderEliminar