Compartilhando conhecimento com o mundo

Com tecnologia do Blogger.

Pesquisa

Download

Blogger Tricks

Blogger Themes

Visitas

Assuntos

11/20/2013

Desabilitando Auto Update Statistics


Alguns administradores preferem executar o update statistics manualmente ou através de scripts. Lembrando que ao desabilitar esta função, as statisticas de tabelas utilizadas pelo Informix poderão ficar desatualizadas causando lentidão, portanto tenha certeza que de alguma forma manual ou por script o update statistics será executado. Acesse a instância com usuário Informix, digite dbaccess sysadmin, opção Query-language, new cole o sql abaixo e execute o mesmo.
UPDATE ph_task SET tk_enable = 'F' WHERE tk_name = 'Auto Update Statistics Evaluation';
UPDATE ph_task SET tk_enable = 'F' WHERE tk_name = 'Auto Update Statistics Refresh';
Testado no Informix 11.50 e 11.70

Créditos Clique Aqui

3 comentários:

  1. Boa tarde Amigo,

    Qual o plano de update statistics mais eficiente que voce costura usar ?

    ResponderEliminar
  2. Eu estou usando o drive_dostats dai ele escolhe a melhor maneira, no iiug tem é é bem simples a instalação:

    http://www.iiug.org/software/index.html

    Uma coisa que estava ocorrendo comigo era que os bancos eram muito grandes e o update statistic rodando todos os dias estava ficando muito demorado, 12 horas só de update statistic na madrugada, tive que fazer um adequação - tenho dois bancos PESADOS, um roda um dia e o outro roda no outro (e todos os dias rodam os bancos pequenos), as tabelas que tem muita carga descobri o nome delas e nos dias que não roda o update statistic no banco rodo só delas, é um trabalho fiquei monitorando algum usuário reclamando de lentidão depois de um tempo ficou show, o update roda por 4 horas a noite e não tenho ninguém reclamando de lentidão;

    ResponderEliminar
  3. Criei um script para você monitorar o tempo do update statistic de cada banco;

    http://claudemarmartins.blogspot.com.br/2013/11/update-statistic-informix.html

    Monitorando o tempo de cada Update Statistic me ajudou em muito;

    ResponderEliminar