Compartilhando conhecimento com o mundo

Com tecnologia do Blogger.

Pesquisa

Download

Blogger Tricks

Blogger Themes

Visitas

Assuntos

11/11/2013

Acessando um AS/400


O AS/400 é um minicomputador da IBM para pequenos e médios negócios e utilizadores departamentais, lançado em 1988 e que ainda se mantêm em produção sob o nome iSeries. O AS/400 é um sistema orientado a objetos com base de dados integrada que foi desenhada para implementar o modelo de base de dados relacional de E.F.Codd no sistema operativo e hardware. Todo o software necessário para correr este computador é incluído e integrado. Trata-se basicamente em: micro código, sistema operativo e programas licenciados.

O iSeries/AS400 é a versão seguinte à máquina com base de dados System/38 inicialmente lançada em 1985, sucessor do sistema 36, sucessor do sistema 34, que por sua vez sucedeu ao sistema 3, este ainda usando cartões perfurados, quer a nivel de ficheiros como a nivel de programação. O AS/400 (conhecido como Silverlake) foi lançado em 1989, e a linha de produto foi alterada e renomeada de iSeries no ano 2000.

Algumas características incluem DBMS rápido, uma interface dirigida por menu, suporte multi-utilizador, terminais (IBM 5250) e impressoras, segurança, comunicações e um extenso sistema operativo baseado em bibliotecas, o OS/400. No entanto o nome AS/400 também é muitas vezes aplicado ao sistema operativo. A maior vantagem é que as aplicações podem correr sem a modificação de qualquer modelo na linha de produto, desde máquinas para desenvolvimento de um único utilizador até 8 ou 16 formas de clusters multiprocessador. A arquitectura do sistema AS/400 assim como o microcódigo, é baseada em EBCDIC e não em ASCII, o que faz com que o sistema seja dos mais seguros do mercado.

Para acessar online um AS/400 para ver: Clique Aqui

User; WUSER
Password; DEMO2PWD


Depois de acessar vai cair no menu principal, clique em Start a 5250 session - depois em START SESSION - na próxima tela coloque o usuário e a senha - pronto - agora você esta no AS/400 online pelo site da IBM.

Veja as telas como se acessa;

0 comentários:

Enviar um comentário